É já esta quinta-feira que a RTP1 celebra os 10 anos do ‘5 Para a Meia Noite’. Manuel Luís Goucha é um dos convidados do programa que vai ser emitido em direto do Lx Factory, em Lisboa.

O apresentador do programa matinal da TVI vai estar à conversa com Filomena Cautela, na edição especial aniversário do formato da estação pública.  Mesmo com contrato de exclusividade, a estação de Queluz aceitou a participação do anfitrião do ‘Você na TV!’ no programa concorrente.

No entanto, este convite segue após a polémica em que os dois estiveram envolvidos. De recordar, que foi no dia 28 de dezembro de 2009 que Filomena Cautela fez uma piada com a orientação sexual do apresentador, onde o chamou de “apresentadora”.

Na altura, a anfitriã pediu ao convidado João Manzarra para escolher a ‘melhor apresentadora do ano’. As hipóteses eram, Filomena Cautela, Cláudia Vieira, Carolina Patrocínio ou Manuel Luís Goucha. O apresentador não gostou do que ouviu e, em menos de 24 horas, contactou o programa a mostrar o seu desagrado.

Filomena Cautela chegou a pedir desculpa, admitindo que tudo não passou de uma brincadeira e que lamentava que ele tivesse reagido dessa forma. O caso acabou por ir para tribunal. As instâncias nacionais deram razão ao formato da estação pública, fazendo com que Goucha recorresse ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem numa ação contra o Estado Português, ao abrigo do artigo 14, da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, contra a discriminação.

Assim que soube a decisão do tribunal, o parceiro televisivo de Maria Cerqueira Gomes publicou um texto no seu blog a falar do sucedido. “Apesar das frases infelizes proferidas em sentença não há provas efectivas que a decisão da juíza tenha sido motivada pelo preconceito. E que a sátira (isto em relação ao caso do programa que está na origem de toda esta demanda), que tem sempre o objectivo de provocar e agitar, é marcada pelo exagero”.

Para além de Goucha, também Johnny Hooker, o artista brasileiro que tem vários concertos agendados para o nosso país, vai estar no sofá dos ‘5’. O programa contará ainda com a presença de Avô Cantigas, Oskar & Gaspar e Cais Sodre Funk Connection!


em site atelevisao.com
Anúncios