As operadoras em Portugal estão com problemas a mostrar o horário correto dos programas do canal francês de música mais famoso da Europa, o Trace Urban.

O canal opera a partir da sua sede em França, mas está disponível na maior parte dos países no mundo.

Este canal é uma versão francesa dos reconhecidos canais norte-americanos VH1 ou da MTV. O canal aposta mais em música atual, com vários destaques para o rap e o pop, incluindo o pop hispânico e a música africana.

O canal supera assim os seus rivais como a VH1, por apostar diariamente nas músicas mais ouvidas e mais desejadas pelos telespectadores. Além disso, o canal aposta em programas temáticos relativos à música, com as tabelas mundiais da música: a tabela das músicas em França, a tabela das músicas nos EUA, a tabela das músicas em África; conta também com programas diários das novas músicas, e aos fins-de-semana conta com um especial mix, além de entrevistas exclusivas com os artistas.

O problema é que todo o horário dos programas dos canal é GMT, e em Portugal não se segue esse horário. A diferença é de mais uma hora em Portugal. Se um programa tem hora marcada para as 4PM GMT, em Portugal o programa vai para o ar às 5PM GMT (17h). As operadoras em Portugal estão a por o mesmo horário que o canal designa na apresentação dos programas, levando a vários erros para quem quer acompanhar os programa a horas ou agendar gravações.

Portugal Continental e a Madeira usam a hora WET (Western European Time) e os Açores usam a WES (Western European Time) o que faz com que as ilhas tenham um atraso de 1 hora relativamente ao continente. Também se poderá dizer que os Açores usam a hora GMT.

Quem vive nos Açores, uma vez que usa a hora GMT ou WES não terá problemas em acompanhar o programa a horas, já para quem reside em Portugal e na Madeira terá de tirar uma hora cada vez que esteja a ver o canal Trace Urban para ver e gravar aquilo que quiser.

Enquanto as operadoras tentam corrigir este erro poderá sempre saber e acompanhar a diferença de horário, clicando aqui (site oficial do GMT – Greenwich Mean Time).

Anúncios