Rússia acusa União Europeia de violar o direito internacional


A Rússia acusou hoje o Parlamento Europeu de violar o direito internacional ao reconhecer Juan Guaidó como “Presidente interino legítimo” da Venezuela.

“O reconhecimento de Guaidó como legítimo Presidente da Venezuela é uma terrível violação do direito internacional e uma ingerência nos assuntos internos de um país soberano”, disse à imprensa local Leonid Slutski, presidente da comissão de Assuntos Internacionais da Duma (câmara de deputados).

Slutski atribuiu a posição dos deputados europeus à “célebre solidariedade euroatlântica”, mas recordou que “o líder da Venezuela só pode ser eleito pelo povo”.

“Nem o Presidente dos Estados Unidos, nem o Departamento de Estado, nem o Parlamento Europeu podem impor aos venezuelanos outro líder, inclusive por meio do reconhecimento do autoproclamado Guaidó”, disse.

O responsável recordou que na Rússia se chama “impostores” aos que tomam essas posições e “revolta” às tentativas de derrubar dirigentes legítimos.

Slutski comparou o que está a acontecer na Venezuela com o que ocorreu na antiga Jugoslávia, no Iraque, na Líbia, na Síria ou Ucrânia.

“Alguns países já não estão no mapa-mundo. No caso dos outros, as suas economias estão destruídas e os seus sectores petrolíferos são controlados por empresas estrangeiras. Outros ainda estão em guerra” com o terrorismo internacional, afirmou.

O Parlamento Europeu reconheceu hoje Juan Guaidó como o “Presidente interino legítimo” da Venezuela e exortou a União Europeia (UE) e os seus Estados-membros a assumirem uma posição semelhante, enquanto não for possível convocar eleições presidenciais.

excerto retirado do Diário de Notícias
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close