A Huawei e a Altice Portugal chegaram a um acordo exclusivo para a implementação e o lançamento do 5G em Portugal. A marca líder chinesa afirmou em comunicado: “A Huawei fez uma parceria com a líder em telecomunicações Altice Portugal para o desenvolvimento e implementação do 5G em Portugal”.

A Altice, marca líder em telecomunicações em Portugal, prepara-se para inovar e superar mais uma vez as outras operadoras: “Esta parceria tem um papel importante no que toca às expectativas da Altice Portugal em lançar o 5G no próximo ano (2019), disse a Huawei em comunicado.

“A Altice Portugal vai usar os serviços e equipamentos Huawei.”, afirma a marca chinesa.

A Huawei e a Altice pretendem com este acordo serem os líderes de mercado do 5G na Europa. O CEO da Altice Portugal salientou: “Eu acredito que o mercado português vai ser o primeiro a nível mundial a usar a tecnologia 5G”.

Se tudo correr como planeado, a Huawei e a Altice darão diretamente ao consumidor final a tecnologia 5G a 2021/2022, devido a questões sobre o investimento e carácter lucrativo do negócio.

Apesar da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, Portugal e França são os únicos países que se mantém à margem deste conflito, mesmo com pontos de interrogação da União Europeia.

A Vodafone também está nesta corrida com testes em sete das dez maiores cidades do Reino Unido. Os EUA devem lançar o 5G já este ano, enquanto o Japão e a Coreia do Sul apontam para 2020.

O comunicado completo da Huawei (em inglês) está disponível aqui

Anúncios